Sociedade

Por mais de dois séculos, pessoas de diferentes tradições, etnias e religiões passaram pelo arquipélago, e, mesmo em constante evolução, a sociedade seychellois tem se mantido fiel às suas raízes multiétnicas. Toda essa diversidade cultural se constitui como o pilar da vibrante nação creole, para a qual a harmonia se constitui como um modo de vida.


Governo

A República de Seychelles tem um sistema político multipartidário, constituído por um presidente, como chefe de Estado e Governo, que dirige um gabinete de 13 ministros. Já o Poder Legislativo é atribuído à Assembleia Nacional, com 32 membros.


Pessoas

Nos dias atuais, a população de mais de 87 mil seychellois continua refletindo suas raízes multiétnicas. Tradicionalmente as ilhas atraem uma grande diversidade de pessoas de todos os cantos do planeta, permitindo que cada país do mundo esteja representado nessa mistura cultural, trazendo influências e contribuições para a vibrante sociedade de Seychelles.

As pessoas são abertas, divertidas, alegres e confiáveis. É interessante conversar com os seychellois e tentar compreender o seu modo de vida tão distante da agitação diária de outras nações. E não é de se estranhar que o estresse não exista no arquipélago, é só contemplar a maravilhosa paisagem que você vai entender o porquê!


Língua

Existem três línguas oficiais em Seychelles: o creole (dialeto baseado na língua francesa), o inglês e o francês. Muitos seychelloistambém falam italiano ou alemão fluentemente.

Abaixo, veja algumas expressões úteis traduzidas para o creole:

Português Creole
Olá Bonzour
Tchau Orevwar
Como você está? Ki dir?
Obrigado Mersi
Onde? Kote?
Por favor Silvouple
Não Non
Sim Wi
Eu não entendi Mon pa konpran
Eu gosto disso Mon kontan
Como você está? Konman sava?
O que é isso? Kisisa?

Religião

O catolicismo romano continua sendo a religião dominante em Seychelles, mas também existem igrejas anglicanas, protestantes e outros locais de cultos. Diferentes comunidades religiosas, como muçulmanos, hindus e bahaï, convivem em plena harmonia, mantendo suas bases nas ilhas de Mahé, Praslin e La Digue.