Orientações ao Viajante

Aqui você encontra informações úteis que vão te orientar e permitir desfrutar ao máximo desse lindo país. Tudo o que você precisa saber está aqui: de informações sobre imigração e requerimentos médicos até cartões de crédito e eletricidade.


Biossegurança

Seychelles é um paraíso e é nosso dever mantê-lo longe de doenças e pestes. Por favor, declare todos os animais, produtos de origem animal, plantas e produtos de origem vegetal em sua entrada no país. Isso pode prevenir sérios danos ao nosso meio ambiente, mantendo estável nossa produção agrícola e pecuária.

Para mais informações, por favor contate:

Seychelles Agricultural Agency Plant and Animal Health Services
Seção vegetal: (248) 461 1475
Seção animal: (248) 428 5950


Preços

A lista a seguir mostra os preços de alguns produtos vendidos em Seychelles, para que você estime quais serão suas despesas durante sua viagem e possa planejar melhor quanto levar em dinheiro.

Para valores atualizados de câmbio, consulte o site do Central Bank of Seychelles.

Item Varejo (Euro) Hotel (Euro)
Garrafa de Água 1,00 – 1,69 1,60 – 6,54
Garrafa de Seybrew (Cerveja Local) 1,25 2,45 – 7,00
Garrafa de Vinho 5,31 – 14,25 15,00 – 116,00
Garrafa de Champagne 9,06 – 21,74 20,00 – 1235,00
Garrafa de Refrigerante 0,81 – 1,05 3,00 – 6,00
Pizza (Para uma Pessoa) 5,00 – 6,00 5,62 – 17,74
20 Cigarros 2,62 5,00 – 19,00
Whisky 18,11 – 26,58 (Garrafa) 5,00 – 41,00 (Dose)
Litro de Gasolina 1,18  
Almoço 2,18 – 2,81 (para levar) 9,00 – 59,38
Táxi do Aeroporto até Victoria 13,00  
Táxi de Aeroporto de Praslin até Côte d’Or 18,75  
Aluguel de carro (Diária) 40,00 – 55,90  
Balsa para Praslin (Ida e Volta) 82,00  
Vôo da Air Seychelles para Praslin (Ida e Volta) 176,00  
Passagem de Ônibus 0,31 – 0,63  
Aluguel de Bicicleta (Diária) 6,25  

 


Comunicação

O código DDI de Seychelles é 248.

O país oferece serviços de comunicação modernos e eficientes. No momento, existem duas redes GSM em operação, a Cable & Wireless Seychelles e a Airtel. Telefones públicos estão disponíveis na maioria dos distritos das ilhas internas.

Há lan houses, internet cafés e correios localizados na capital do país, Victoria; na área de Beau Vallon, em Mahé, e, alguns desses estabelecimentos, também podem ser encontrados nas ilhas de Praslin e La Digue.

Correio
Independence Avenue
PO Box 60
Victoria, Mahé
Telefone: +248 4 22 52 22
Fax: +248 4 22 44 17
Email: seypost@seychelles.net
Horário de Funcionamento: Segundas às Sextas-Feiras, das 8h às 16h.
Sábados, das 8h às 12h.


Cartões de Crédito

Cartões Mastercard/Access e Visa são aceitos em muitos lugares no país. Já o Diners Club e American Express têm uma aceitação menor.

Os cartões podem ser utilizados para serviços de aluguel de automóveis, hotéis, restaurantes e todos os serviços que o turista for cobrado em moeda estrangeira. As lojas e boutiques que os aceitam, normalmente, colocam a bandeira do cartão visível em suas portas ou janelas.

Caixas eletrônicos que fornecem notas em moeda local (Rúpias de Seychelles – SCR) estão localizados nos principais bancos de Mahé, Praslin e La Digue e nos aeroportos de Mahé e Praslin.


Formalidades da Alfândega

As permissões de duty-free para todos os tipos de bebidas (incluindo vinho e cerveja), perfumes e tabaco são:

- 200 cigarros ou 250g de tabaco

- 2 litros de vinho

- 200ml de perfume ou água de colônia

Todos os pertences pessoais que pretendem ser levados de volta para o país de origem estão isentos de impostos. Além das permissões de duty-free mencionadas acima, cada visitante poderá importar, sem impostos, duas câmeras, sendo delas apenas uma de vídeo; instrumento musical; equipamentos eletrônicos ou elétricos portáteis; artigos desportivos e outros equipamentos de lazer.

Armas ofensivas como armas de choque, clave, arco e flecha, soco inglês, punhais, espadas, bombas de gás lacrimogêneo, chicotes, armas de fogo e munições são importações proibidas, a não ser que exista uma licença ou uma autorização oficial obtidas com antecedência com as autoridades competentes. Isto também se aplica a arpões, fogos de artifício, produtos pirotécnicos e qualquer tipo de explosivos.

A importação de plantas e vegetais, animais e produtos de origem animal, espécimes biológicos, substâncias e aparelhos radioativos, drogas perigosas, produtos químicos, medicamentos, produtos farmacêuticos e veneno é proibida sem a Licença de Importação ou Autorização Oficial, obtidas com antecedência com as autoridades competentes.

O valor total de itens alimentícios trazidos pelos passageiros para Seychelles não deve exceder SCR3.000 por pessoa/família a não ser que as licenças de importação tenham sido obtidas com antecedência.

Pornografia na forma de artigos obscenos, publicações, vídeos e software é estritamente proibida.

Caso as importações excedam o permitido, o pagamento dos impostos será feito em dinheiro (ou cheque pessoal de uma conta local). Serviços de cartão de crédito não estão disponíveis.


Dicas de Conduta

Esta seção abrange atividades e áreas que devem ser evitadas para não atrapalhar suas férias.

Embora o número de crimes em Seychelles seja baixo, é aconselhável não carregar consigo uma grande quantidade de dinheiro, objetos de valor ou documentos importantes, como passaportes. A maioria dos hotéis oferece serviços para guardá-los em local seguro. Da mesma forma, não leve estes itens para a praia, nem os deixe dentro de veículo alugado ou em locais aparentes do seu quarto de hotel.

Evite trocar todo o seu dinheiro estrangeiro pela moeda local (rúpias de Seychelles) de uma vez. Em vez disso, calcule suas necessidades diárias e troque somente o que vai precisar por um período específico de tempo.

Não troque seu dinheiro em casas de câmbio ilegais com comerciantes não autorizados. Prefira bancos, hotéis e a casa de câmbio do aeroporto.

Não fique em instalações turísticas não licenciadas, uma vez que eles podem não oferecer a qualidade que você espera e podem levar a uma série de experiências decepcionantes.

Como acontece em muitos destinos turísticos, seja prudente ao andar sozinho à noite ou em lugares isolados, como em praias remotas. Se você pretende sair sozinho, é aconselhável avisar alguém do hotel sobre onde está pretendendo ir.

Lembre-se que o sol em Seychelles é muito forte. Não se esqueça de usar o protetor solar.

Por favor, não jogue lixo no chão. Se não houver lixeiras disponíveis no local, leve seu lixo de volta ao hotel e descarte-o apropriadamente.

Por favor, não colete conchas ao longo das praias. A coleta é proibida nas reservas naturais e parques marinhos de Seychelles. A flora tropical é única e incomum e, para que permaneça assim, é importante que você apenas admire, deixando-a da mesma forma como a encontrou, concedendo a outras pessoas a oportunidade de apreciarem também. Qualquer planta levada como souvenir precisa de um certificado e de uma permissão oficial de exportação que deve ser retirada no aeroporto internacional.

Seja atencioso com a fauna e com a natureza.


Eletricidade

Em Seychelles, a voltagem é de 220-240 volts AC 50 Hz. As tomadas do país seguem o padrão britânico, identificado por três retângulos que formam o desenho de um triângulo. Visitantes de outros países são aconselhados a levar seus próprios adaptadores.


Números de Emergência

Confira a seguir números de emergência que você pode contatar durante sua estadia em Seychelles.

Polícia

Emergência: 999
Número de Emergência: 133
Posto Policial: 4 28 80 00

Hospital

Emergência: 151
Hospital de Mahé: 4 38 80 00
Hospital de Praslin: 4 23 23 33
Hospital La Digue Logan: 4 23 42 55

Bombeiros (Seychelles Fire And Rescue Services Agency)

Emergência: 999
Número de Emergência: 4 32 32 42
Fogo e Resgate: 4 28 99 50

Divisão De Riscos E Gestão De Desastres

Emergência: 4 67 22 10 / 4 67 22 11
Gestão de Riscos e Desastres: 4 67 22 00

Informações Complementares

Clínicas de saúde podem ser encontradas na maioria dos distritos. Os seus respectivos contatos podem ser fornecidos pelo seu hotel ou encontrados em um diretório de telefones locais.

Detalhes de contatos de serviços de emergência podem ser acessados clicando aqui.


Formalidades De Entrada

Independentemente da nacionalidade do visitante e dos membros de sua família, não há requisitos de visto para entrar no país. No entanto, os seguintes documentos devem ser apresentados para obter autorização de imigração no Aeroporto Internacional de Seychelles:

1 ) Um passaporte válido nas datas de entrada e saída do arquipélago

2 ) Bilhete de retorno ou para um próximo destino

3 ) Comprovante de hospedagem, incluindo contatos

4 ) Fundos monetários suficientes para a duração da estadia

5 ) Brasileiros precisam obrigatoriamente do Certificado Internacional de Vacinação contra febre-amarela

A apresentação de todos os documentos descritos acima lhe concederá uma licença de visitante que será emitida em sua chegada, pelo Departamento de Imigração de Seychelles.

Ela pode ser prorrogada por um período de até três meses, a partir da data de emissão, sendo passível de novas prorrogações, por períodos sucessivos não superiores a três meses de cada vez, e um período máximo de doze meses, desde que a pessoa continue a satisfazer os critérios de visitante de boa-fé.

A licença de visitante é emitida gratuitamente pelos três primeiros meses. Após esse período, há uma taxa de SCR 5.000,00 para a prorrogação que cobre outro período de três meses.

Para todas as isenções, prorrogações de vistos e outras questões sobre imigração, por favor contate:

Departamento de Imigração Independence House
PO Box 430
Victoria, Mahé
Tel: +248 4 29 36 36
Fax: +248 4 22 50 35
Email: info@immigration.gov.sc


Regulamento de Saúde

Exigências sanitárias para visitar Seychelles são mínimas. Você terá que preencher um pequeno formulário em sua chegada que será entregue no balcão de imigração.

Não há febre amarela em Seychelles e, como precaução, um certificado internacional de vacinação válido é exigido dos viajantes acima de 1 ano de idade provenientes ou que passaram por áreas parcialmente ou totalmente infectadas nos últimos 6 dias.

Não há risco nenhum de contrair malária em Seychelles devido ao fato de não existir este tipo de mosquito no arquipélago.

Clínicas de saúde existem na ilha de Mahé, Praslin e La Digue e há dispensários nas ilhas que oferecem acomodação. Também existem clínicas privadas de saúde e de odontologia em Mahé, Pralsin e apenas uma clínica privada em La Digue. Os hotéis possuem o contato de médicos particulares no caso de seus hóspedes precisarem de assistência médica.

Veja abaixo contatos importantes em caso de problemas de saúde:

Hospital de Seychelles: (+248) 4 38 80 00

Número gratuito em caso de acidentes (em carater de urgência): 151

Para informações adicionais sobre saúde, acesse o link do Ministério da Saúde.


Horário de Expediente

O horário de expediente de Seychelles ocorre de segunda à sexta-feira, entre às 8h e 16h. A maioria dos escritórios públicos e alguns negócios privados fecham aos sábados, domingos e feriados.


Serviços Médicos e Odontológicos

Serviços médicos estão disponíveis para visitantes e podem ser solicitados pelos hotéis e resorts do arquipélago.

O valor da consulta com médicos ou clínicas privadas variam bastante.

Um médico que atende a domicílio podem custar entre SCR75 e SCR2000. Consultas clínicas, para não-residentes, variam entre SCR150 e SCR300.

Clínicas públicas estão localizadas na maioria das áreas e cobram uma taxa de SCR100 pela consulta a não-residentes.

Algumas clínicas privadas permanecem abertas até às 17h, outras, até às 20h. O Ministério da Saúde fica aberto 24h, todos os dias.

Para situações de emergência, por favor ligue 999.

Existem diversas clínicas odontológicas em Mahé, Praslin e La Digue, abertas geralmente entre 8h e 16h e uma visita a domicílio pode ser solicitada pela maioria dos hotéis ou resorts. O custo médio da consulta é de SCR100 para clínicas públicas e SCR300 para clínicas privadas.


Banco e Moeda

A moeda local é a Rúpia de Seychelles (SCR), dividida em 100 centavos. As moedas estão disponíveis nos valores de 0,05; 0,10; 0,25, 1 e 5 rúpias, enquanto que as notas são de 10, 25, 50, 100 e 500 rúpias.

Taxas de câmbio estão disponíveis no site do Banco Central de Seychelles, bem como em todos os demais bancos, e no jornal Seychelles Nation.

A troca de moedas estrangeiras por rúpias de Seychelles deve ser feita apenas em bancos e casas de câmbio autorizadas ou em operadores licenciados. Visitantes não devem realizar o câmbio com nenhuma pessoa que se aproxime em lugares públicos devido à alta possibilidade de que ela esteja envolvida com tráfico ilegal, provavelmente de moedas falsas.

Tenha cuidado! É crime fazer câmbio de moedas com qualquer pessoa ou instituição que não seja autorizada!

Geralmente, o horário de funcionamento dos bancos é de segundas às sextas-feiras, das 8h às 14h, e, aos sábados, das 8h às 11h. Todos os bancos aceitam traveller’s check e realizam operações de câmbio. A apresentação do passaporte é exigida para as transações de visitantes e comissões sobre elas podem ser cobradas.

Caixas eletrônicos fornecem dinheiro em moeda local e estão disponíveis nos principais bancos de Mahé, Praslin e La Digue e nos aeroportos de Mahé e Praslin.

Visitantes do arquipélago podem fazer o pagamento de serviços e produtos em rúpias seychellois. A decisão de pagar em uma moeda estrangeira é determinada pelo visitante. Taxas de câmbio são determinadas pelo mercado e podem ser diferentes de um banco para outro, ou uma casa de câmbio.

Cartões de crédito são amplamente aceitos em Seychelles. Ao adquirir rúpias pelo cartão, é aconselhável sacar apenas o valor necessário para aquele dia.

Sujeito à disponibilidade de cada banco, visitantes que desejarem trocar suas rúpias de Seychelles por moedas estrangeiras podem fazê-lo em bancos e casas de câmbio, procurando sempre pelas melhores taxas.


Segurança Pessoal

Seychelles tem um baixo índice de crime, no entanto, é aconselhável tomar algumas precauções para garantir sua segurança pessoal e de seus pertences.

Atividades solitárias como natação, caminhadas em trilhas e praias isoladas, bem como deixar sua embarcação sem proteção não são condutas aconselháveis.

Também não é recomendado levar consigo grandes somas de dinheiro, nem objetos de valor, bem como deixá-los em lugares visíveis, ainda que em seu quarto ou no porta-malas de seu carro. Não deixe a mostra que você os possui.

A maioria dos hotéis oferece locais ou cofres de segurança para proteger objetos de valor e visitantes são aconselhados a utilizar esse serviço.


Feriados Públicos

Confira a seguir a lista de feriados públicos de Seychelles em 2014:

Oficiais:

Ano Novo – 1 e 2 de Janeiro
Dia do Trabalho – 1 de Maio
Dia da Libertação – 5 de Junho
Dia Nacional – 18 de Junho
Dia da Independência – 29 de Junho

Religiosos:

Sexta-feira Santa – 18 de Abril
Domingo de Páscoa – 20 de Abril
Corpus Christi – 19 de Junho
Dia da Assunção de Nossa Senhora – 15 de Agosto
Dia de Todos os Santos – 1 de Novembro
Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição – 8 de Dezembro
Natal – 25 de Dezembro


Normas de Trânsito e Dicas de Deslocamentos

Motoristas:

  • Sempre dirija à esquerda
  • A velocidade deve ser ajustada de acordo com as condições da estrada
  • Dirija em uma velocidade segura e esteja sempre dentro dos limites de velocidade
  • Sempre afivele seu cinto de segurança e assegure-se de que seus passageiros fizeram o mesmo
  • Não beba antes de dirigir
  • Mantenha uma distância segura dos outros veículos
  • Não use o telefone celular quando estiver dirigindo
  • Faça ultrapassagens com cuidado
  • Não dirija muito próximo ao carro da frente
  • Antes de dirigir um veículo, tenha certeza de que ele é licenciado e tem uma apólice de seguro válida. Você também necessita de uma licença válida para conduzir o veículo
  • Para alugar um carro em Seychelles o motorista deve ter mais de 21 anos, uma carteira de habilitação válida e ao menos três anos de experiência.

Pedestres:

  • Sempre atravesse a estrada na faixa de pedestres ou em áreas designadas
  • Sempre ande nas calçadas, quando elas estiverem disponíveis
  • Não atravesse nas curvas de uma estrada onde você não consegue ver veículos se aproximando
  • Se você estiver em grupo, ande em fila única, na direção contrária dos carros
  • Quando atravessar a estrada, esteja atento aos veículos em ambos os sentidos

Transporte Coletivo:

  • Sempre espere o ônibus parar completamente para embarcar ou desembarcar
  • Não coloque nenhuma parte de seu corpo para fora de um veículo em movimento

Fuso Horário

Seychelles está 4h à frente do Meridiano de Greenwich. Isso significa que está 7h à frente do horário oficial de Brasília.

Durante o ano todo, visitantes podem aproveitar de 12 horas de sol por dia. O nascer-do-sol ocorre logo depois das 6h e o sol se põe por volta das 18h30.


Gorjetas

A maioria das contas de restaurantes, hotéis, táxis e outros serviços já incluem de 5% a 10% de taxa de serviço. Assim, a gorjeta não é algo obrigatório em Seychelles.

De qualquer forma, como recompensa de um ótimo serviço, uma gorjeta será certamente bem recebida.


Transporte

Consulte um cronograma detalhado de ônibus, que pode ser obtido na estação rodoviária, para saber os horários exatos de partida e chegada.

Companhias de táxi estão disponíveis em Mahé e Praslin e algumas em La Digue. Você pode pegar um táxi na rua, em locais designados ou solicitar o serviço por telefone. É aconselhável pedir uma corrida com taxímetro ou, se o táxi não tiver o equipamento, negociar o valor antes do início da corrida. Muitos taxistas levam clientes em passeios turísticos por um preço fixo.

Carros podem ser alugados, apenas em Mahé e Praslin, através de várias companhias estabelecidas no aeroporto internacional de Mahé ou em hotéis maiores. Veículos alugados, que também podem ser reservados com a ajuda de operadores locais, variam entre utilitários e sedans, 4X4, pequenas vans ou até mesmo Mercedes Benz com motorista. Ao alugar um veículo é necessário apresentar a permissão internacional para dirigir. A maioria das companhias entregarão o veículo no local de sua escolha. Convém lembrar que a mão de direção é inglesa.

Existem serviços de guias experientes que vão te ajudar a descobrir inúmeras trilhas e locais interessantes, a pé ou de ônibus.

Bicicletas podem ser alugadas em La Digue e Praslin, aliás, nesses locais, elas são um meio de transporte bem popular. Então, aproveite para descobrir o país sobre duas rodas!

É possível visitar várias ilhas por meio de uma rede de transportes aéreos e marítimos, que operam, principalmente, a partir da ilha de Mahé.

A companhia Air Seychelles opera um serviço de transporte entre Mahé e Praslin, segunda maior ilha do arquipélago. O voo, que dura apenas 15 minutos, conta com uma média diária de 20 viagens de ida e volta. A companhia também opera em outros locais, usualmente por solicitações de hotéis localizados em ilhas como Bird, Denis, Desroches e Alphonse.

Conjuntamente, a Zil Air, companhia de helicópteros especializada em transfers entre ilhas, excursões e voos panorâmicos, integra a rede aérea de Seychelles. A Companhia de Desenvolvimento das Ilhas (IDC) é especializada principalmente em voos para as ilhas externas.

Dois tipos de balsas operam em Seychelles: a tradicional e a moderna. A primeira sai do Cais de Baie Ste. Anne, em Praslin, e vai até La Passe, em La Digue. A segunda é operada pela empresa Cat Cocos, que tem transfers entre o porto de Victoria, em Mahé e do Cais de Baie Ste. Anne em Praslin (menos de 1h de duração), ou pela empresa Kat Roses, que opera um catamarã entre o Cais de Baie Ste. Anne, em Praslin, e La Passe, em La Digue.

Desde junho de 2013, reservas e compras de tickets de balsas podem ser feitas online, no site www.seychellesbookings.com. Cat Cocos e Inter Island Ferry oferecem rotas entre Praslin, Mahé e La Digue por meio do portal, mostrando assentos disponíveis e fazendo reservas.


Viajando com Animais de Estimação

Todos os gatos e cachorros que entram em Seychelles precisam de uma Permissão de Importação emitida pelos Serviços Veterinários.

Os animais devem possuir registros válidos de vacinação, incluindo vacina contra raiva, e um Certificado de Saúde Veterinário.

Além disso, eles serão obrigados a passar por um período de quarentena de duas semanas a seis meses, dependendo do país de origem.

Seychelles não aceita animais de estimação por um período menor do que seis meses. Não é permitido importar nenhuma espécie de pássaro.


Água

A água de torneira de Seychelles atende às especificações da Organização Mundial da Saúde e é potável em todo o país.

Pelo fato da água de torneira ser clorificada, visitantes são aconselhados a beber água de garrafa. Não há nenhum problema quanto a refrigerantes, drinques alcoólicos e gelo.

Se você está preocupado de alguma forma quanto à água que poderá beber em sua viagem, muitas marcas de garrafa de água estão disponíveis em locais de compra, restaurantes e bares de hotéis.


Fazendo as Malas

Roupas leves são apropriadas para o clima tropical de Seychelles e visitantes precisam se preparar para muito sol, calor e umidade.

Por isso, não esqueça de trazer chapéus, óculos de sol e protetor solar com FPS maior do que 30. É importante lembrar que, mesmo em um dia nublado, o sol tropical continua forte, o que pode causar alguns desconfortos e queimaduras solares desagradáveis. Utilizar uma camiseta para entrar no mar ou praticar snorkelling é aconselhável.

Uma câmera fotográfica é imprescindível! Não esqueça a sua e tire fotos incríveis do arquipélago.

Também é aconselhável trazer calças compridas e sapatos, necessários para jantares, entrada em cassinos e em jantares na maioria dos hotéis.

Você pretende fazer excursões guiadas e trilhas? Então não se esqueça de trazer sapatos apropriados para a atividade.

Turistas com alguma condição médica específica precisam trazer um estoque adequado dos medicamentos que estão habituados a tomar, além de protetor solar, repelentes, entre outros.


Pacotes

Seychelles oferece opções de férias muito diversificadas, seja para um casamento, lua de mel, férias românticas, pesca, mergulho ou velejo.